Eleita a melhor chef de cozinha do mundo em 2014 pela The World’s 50 Best Restaurant, Helena Rizzo combina inovação, criatividade e sofisticação em seu trabalho.
Desde 2015 o Maní, seu restaurante em São Paulo, está entre os 10 melhores restaurantes da América Latina e os 100 melhores do mundo, de acordo com a revista Restaurant.
Helena começou sua carreira na alta gastronomia no restaurante Roanne de Claude Troisgros e Emmanuel Bassoleil em 1997 e após vários estágios na Itália e na Espanha, voltou ao Brasil e abriu o Maní ao lado de Daniel Redondo em 2006.
Ao longo de 25 anos de carreira, a chef gaúcha e ex-modelo desenvolveu sua marca autoral combinando técnicas tradicionais e elegantes da culinária europeia com pratos cotidianos, saberes tradicionais e ingredientes de uso pouco convencional no Brasil.
A chef preza pela sazonalidade e procedência dos alimentos em seus pratos, valorizando o impacto ambiental de suas escolhas e privilegiando pequenos produtores em sua cozinha.
Em 2019 participou como júri internacional da competição The Final Table produzida pela Netflix e desde 2021 integra o quadro de jurados do programa MasterChef Brasil.