Veja o que você aprenderá com Rodrigo Oliveira
Valorizar a cultura e a identidade da comida sertaneja.
Explorar novos sabores, texturas e aromas em seus preparos.
Técnicas e receitas de um dos melhores restaurantes do mundo.
Criar receitas autênticas e ter mais autonomia na cozinha.
Usar ingredientes fáceis de encontrar, gastando pouco.
Surpreender com uma apresentação profissional.
Entenda melhor a ementa do curso
Este curso é certificado pelo Centro Universitário Toledo e pode ser usado como horas complementares em sua Faculdade
Saiba mais sobre Curso de cozinha sertaneja do Mocotó
Ao longo das aulas, você vai desenvolver mais autonomia na cozinha, criando pratos que ressaltam a essência da comida sertaneja e experimentando novas composições de sabores.
Aprenda a explorar sabores, temperos e ingredientes típicos do sertão na sua cozinha, e junte a família e amigos para aproveitar.
Rodrigo Oliveira abre o curso com receitas, conceitos e uma pitada generosa de história. O professor explica a relação entre tradição e inovação, fala sobre a importância da gastronomia regional e ainda ensina quatro receitas de tapioca com combinações que valorizam o sabor de cada ingrediente. Entre elas, a tapioca mais pedida no Mocotó: café com doce de leite e chocolate 70%.
O curso foca em ingredientes de grande importância histórica e cultural no país, os feijões e as favas. Rodrigo Oliveira ensina o passo a passo do cozimento – desde a escolha dos grãos até os métodos de cocção – e revela três receitas que exploram diferentes formas de preparo, as características dos ingredientes e o uso do alimento em pratos quentes e frescos.
Rodrigo Oliveira fala sobre outro ingrediente tradicional na cozinha sertaneja: o milho através de quatro receitas – entre elas, o cuscuz clássico e o mungunzá (ou canjica doce com leite de coco). O aluno ainda é apresentado às várias possibilidades de utilização do milho e dos derivados dele.
Seguindo o menu, o chef Rodrigo Oliveira explica as diferenças entre os tipos de carnes curadas e mostra o processo completo de salga, cura até as possíveis finalizações em três receitas deliciosas e que valorizam a riqueza da gastronomia brasileira. Também ensina a receita do prato mais pedido do restaurante Mocotó, cujo ingrediente-estrela é a carne de sol.
A mandioca, estrela de vários pratos, não poderia ficar de lado. é um dos alimentos básicos da dieta brasileira desde antes das guerras de colonização. O professor ensina técnicas de cocção do tubérculo, revela a receita do famoso Escondidinho do Mocotó e mais quatro receitas que aproveitam o sabor e poder nutricional da mandioca.
Rodrigo Oliveira traz para o curso uma bancada repleta de ingredientes que representam muito bem a tropicalidade brasileira: as frutas. Aqui, você vai aprender a explorar produtos nacionais ou produzidos no país em pratos salgados e doces. São três receitas – entrada, prato principal e sobremesa, todos com frutas.
Nessa aula dedicada às particularidades dos peixes de água doce, Rodrigo Oliveira conta com o auxílio do experiente peixeiro, Warney Guimarães. Juntos, eles mostram como limpar o Pirarucu, o Pintado e a Tilápia. O chef ainda ensina a fazer dois pratos clássicos do restaurante Mocotó.
Os tipos e variedades de farinhas, base alimentar do Norte e Nordeste do país, são o tema desta aula. Rodrigo Oliveira apresenta o universo das farinhas de mandioca e revela os preparos de três receitas de farofas típicas do restaurante Mocotó. Veja, também,a o passo a passo de grandes símbolos da culinária brasileira: cuscuz de farinha d’água e pirão de galinha.
A cozinha sertaneja também faz uso de diversos tipos de PANC (plantas alimentícias não-convencionais). O professor apresenta o conceito, valores nutricionais e custo-benefício por trás do cultivo e consumo desses ingredientes cheios de sabor, mas pouco explorados. Para mostrar na prática a utilização das PANC, o Rodrigo ensina duas receitas provocativas, gostosas e nutritivas.
As aulas do curso encerram com um traço marcante da comida sertaneja, o aproveitamento integral dos alimentos. O chef Rodrigo Oliveira mostra o conceito na prática, ao ensinar três receitas deliciosas, nutritivas e acessíveis com cortes alternativos de carne bovina, suína e frango.
Para quem é esse curso de Comida Sertaneja
- Profissionais da cozinha e donos de restaurantes que queiram se aprofundar nos sabores e receitas da cozinha sertaneja.
- Nordestinos e descendentes, que desejam resgatar os sabores de sua origem.
- Pessoas que gostam de cozinhar e querem aprender sobre a culinária sertaneja, especialmente os pratos típicos da região, com ingredientes simples e baratos.
O que você pode esperar do Curso de cozinha sertaneja do Mocotó?
9 horas de aulas exclusivas
Materiais de apoio personalizados.
Acesso completo ao curso por 12 meses.
Certificado de conclusão de curso.
Garantia de 7 dias.
Cursos relacionados
Este e mais de 35 cursos de diversas áreas numa única assinatura
12 x de R$ 146,04
ou R$ 1.499,00 à vista