Veja o que você aprenderá com Mauro Naves
Trabalho em equipe;
Funções do jornalismo esportivo;
Jornalismo esportivo é jornalismo;
Competências do jornalista esportivo;
Versatilidade na profissão;
Códigos de ética e normas de conduta: credibilidade, ética, humildade, imparcialidade;
Entenda melhor a ementa do curso
Este curso é certificado pelo Centro Universitário Toledo e pode ser usado como horas complementares em sua Faculdade
Saiba mais sobre Curso de jornalismo esportivo
Para se destacar, você precisa perseverar e ter habilidades aguçadas. Por isso, é importante aprender com quem já passou pela jornada completa, das emissoras menores, até as maiores.
O jornalista que quer se destacar precisa encontrar seu talento, ter boa visão de mercado, antecipar tendências e ser criativo nos mais diversos cenários. Tudo isso pode ser aprendido e desenvolvido, especialmente com Mauro Naves.
As bases do jornalismo esportivo
Com mais de 30 anos de cobertura esportiva, Mauro Naves é um nome consagrado no jornalismo. No início do curso, ele apresenta sua trajetória profissional desde a passagem pelo mercado financeiro, a decisão pela carreira jornalística até as reportagens em grandes eventos esportivos. Entre Copas do Mundo, Olimpíadas, campeonatos nacionais e estaduais, e o emocionante Jogo da Paz, no Haiti, o jornalista traz momentos marcantes dos mais de 1.600 jogos que cobriu ao longo da carreira. Mauro introduz, ainda, as bases do jornalismo esportivo, que é, antes de mais nada, jornalismo.
Evolução do jornalismo esportivo
Conheça a história e evolução do jornalismo esportivo, a partir da formação dessa editoria tão procurada por jovens profissionais. A partir do perfil da cobertura esportiva, Mauro Naves conduz uma ampla reflexão acerca das escolhas profissionais, a importância da construção do repertório e a contínua busca pela ampliação dos conhecimentos gerais essenciais para todo repórter.
Cobertura futebolística
Quais as vantagens e desvantagens de concentrar o trabalho do repórter em um setor específico? O debate é sobre o trabalho do jornalista setorista, responsável por cobrir um time específico. Para isso, Mauro Naves conta com a participação do jornalista Fernando Galvão, que já trabalhou como repórter setorista em jornais impressos e como editor de esportes na Rede Globo. Nesse bate-papo, com muitas histórias dos bastidores, você conhecerá a rotina e os desafios de um jornalista setorista, além de orientações sobre a construção do relacionamento com as fontes.
Texto, linguagem e desafios
O texto no jornalismo esportivo carrega muita emoção. Mauro Naves fala sobre os diferentes formatos e estilos usados nessa editoria, bem como a linguagem que ficou tão característica quando se fala de futebol. Além disso, destaca a importância da crônica esportiva nas publicações brasileiras e detalha a estrutura de texto mais utilizada nas reportagens o. Finalmente, aborda o conceito e a origem do cobiçado furo de reportagem.
Reportagem esportiva
A reportagem é um formato jornalístico que traz a notícia mais aprofundada, com mais referências e análises. O aluno irá conhecer todas as etapas de elaboração de uma reportagem, desde o fluxo ideal até os imprevistos característicos da cobertura jornalística. Mauro detalha como são construídas reportagens especiais para grandes eventos, como Copas do Mundo.
Cobertura de grandes eventos esportivos
Mauro Naves traz sua experiência de seis Copas do Mundo e três edições dos Jogos Olímpicos para falar sobre a cobertura de grandes eventos esportivos. Além das particularidades de uma cobertura especial, conta com um convidado que traz a perspectiva do jogador sobre a relação com o jornalista: o pentacampeão Edmilson. Jogador e repórter conversam sobre como jornalistas e atletas podem manter um bom relacionamento e sobre a ética na edição das entrevistas. Com anos de experiência em equipes europeias, Edmilson fala nas diferenças entre o jornalismo esportivo no Brasil e no exterior.
Transmissões ao vivo
Um desafio importante na carreira do jornalista esportivo é a participação em transmissões ao vivo. Mauro Naves explica como se preparar para uma entrada ao vivo, além de cenários desafiadores que o aluno pode encontrar durante um "vivo", como falha no retorno de áudio ou no equipamento. Transmissões de partidas são ambientes de muita adrenalina e para falar sobre como abordar um jogador durante um jogo, Mauro terá a presença do ex-goleiro Gilmar Rinaldi, com quem simula desdobramentos de uma entrevista à beira do campo. Gilmar traz a perspectiva do jogador, bem como exemplos sobre o jornalismo esportivo no Japão, onde atuou.
Jornalismo esportivo x entretenimento
Um debate frequente sobre jornalismo esportivo é: se trata de jornalismo ou entretenimento? Ou será que é os dois? Mauro Naves retoma o histórico da editoria de esportes para falar sobre as diferentes formas que os jornalistas encontraram para interagir com o público e trazer humor para a cobertura. Um nome que ficou marcado pela informalidade na cobertura é o de Tiago Leifert, que tem apoiadores e críticos - ambos discutidos neste curso. Para falar mais sobre a apresentação de programas esportivos e a inovação na linguagem adotada pelos jornalistas, Mauro Naves recebe o repórter e apresentador, Ivan Moré.
Técnicas de entrevista
Um formato comum no jornalismo esportivo é o programa de entrevistas ou talk show. Mauro Naves trata das técnicas de preparação, roteirização e realização de uma entrevista. Para exemplificar as diferentes abordagens para conduzir o entrevistado e extrair falas contundentes, recebe o ex-jogador e comentarista esportivo, Zé Elias. Na conversa, o atleta traz a perspectiva de quem trocou de lado e agora trabalha com os jornalistas. Ao mesmo tempo, Mauro demonstra erros e acertos na hora de perguntar sobre assuntos polêmicos.
Novas linguagens no jornalismo esportivo
Mauro Naves aborda outro formato de programa jornalístico aclamado pelo público: a mesa-redonda. Como fluir de um assunto para o outro e manter a conversa equilibrada entre os participantes? A ex-jogadora e comentarista Milene Domingues e o jornalista Leo Bianchi falam sobre jornalismo esportivo contemporâneo e a produção de conteúdo para mídias sociais. O crescimento do futebol feminino e a presença de mulheres nas redações também é assunto desse bate-papo.
Para quem é esse curso de jornalismo esportivo
- Este curso é para pessoas que desejam trabalhar como jornalistas esportivos, especialmente aqueles que estão começando na carreira e desejam adquirir as habilidades e conhecimentos para se destacar na área.
- Também é ideal para profissionais de jornalismo que desejam se especializar em esportes e aprimorar suas habilidades na área.
O que você pode esperar do Curso de jornalismo esportivo?
5 horas de aulas exclusivas
Materiais de apoio personalizados.
Acesso completo ao curso por 12 meses.
Certificado de conclusão de curso.
Garantia de 7 dias.
Veja o conteúdo gratuito deste curso
Cursos relacionados
Este e mais de 35 cursos de diversas áreas numa única assinatura
12 x de R$ 146,04
ou R$ 1.499,00 à vista